Oficina de Serigrafia

Descrição

A serigrafia (ou silkscreen) é uma prática de ampla utilidade na vida do jovem universitário. Erra quem possui o pensamento que a serigrafia e a estamparia é aplicada somente ao campo da Moda. A estamparia possui um vasto campo de atuação denominado de Design de Superfície e engloba muitas áreas do conhecimento (como a matemática, a geometria e o desenho geométrico). As estampas são aplicadas desde a parte interna de um automóvel até um piso cerâmico antiderrapante – saber como construí-las é de natureza interdisciplinar. Como ação de extensão universitária esta oficina oferecida ao PET Conexões de Saberes poderá ensinar os petianos a preparar não só os patterns (estampas/padrões), como também as matrizes, fotolitos e a saber como realizar a impressão de forma correta para uma perfeita reprodução serigráfica. A oficina ocorrerá na sala 006 do piso Térreo do Bloco A do Centro de Comunicação e Expressão – CCE da UFSC. 

Objetivos

– Fixar o processo de impressão serigráfico em diferentes áreas de estudo;

– Compreender as possibilidades de impressão em monocromia e policromia;

– Capacitar o petiano a entender o funcionamento do processo de produção serigráfica e a utilização da tecnologia nas etapas que o compõe. 

 

Resultados Esperados 

Entre as técnicas aprendidas, espera-se que o uso das técnicas de Cromia, sendo elas, Quadricromia e a Monocromia sejam bem utilizadas pelos petianos. Com este conhecimento cada cursante poderá criar muitos produtos com serigrafia – como camisetas, bonés, ecobags, pastas para eventos acadêmicos, roupas em geral e produtos com quaisquer superfícies em que a tinta serigráfica possa ser aplicada. Este conhecimento da prática serigráfica amplia a visão de interdisciplinaridade desta técnica de impressão e pode ser aplicada nos mais diferentes cursos de graduação da UFSC pelos petianos. Além de atender ao objetivo previsto nos incisos II, III e VI do art. 2º, da Portaria MEC nº 976/10 complementada pela Portaria MEC nº 343/13, vai também de encontro à orientação dada no item 1.2 “c” do Manual de Orientação Básico (Anexo 1), quando visa a “promoção da integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional”.

Avaliação

  • A avaliação desta atividade será realizada por meio do acompanhamento do desenvolvimento das habilidades em serigrafia do petiano no curso em habilidades e competências;
  • Assiduidade e presença nos encontros;
  • Entrega dos trabalhos impressos em diferentes mídias ou substratos de impressão; e
  • Montagem da exposição dos produtos de serigrafia durante a SEPEX.

PET CONEXÕES – UFSC