Curso de fotografia digital

Descrição

A fotografia digital é por natureza uma área interdisciplinar. O seu uso não se restringe apenas aos cursos de Design ou de Comunicação Social. A proposta interdisciplinar neste projeto caracteriza-se por ampliar a fotografia digital para a comunidade universitária através de atendimento pontual no Estúdio 128 (CCE, Bloco A, sala 128) para os integrantes do PET Conexões de Saberes.

Objetivos

– Apresentar aspectos gerais da fotografia quer no contexto histórico, técnico e conceitual com vistas à compreensão, análise e aplicação do conhecimento, por parte dos estudantes, no ambiente acadêmico e, mais tarde, na sua vida profissional. 

– Estimular o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências em relação aos domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor em fotografia; 

– Valorização e uso de métodos e estratégias que favoreçam a iniciativa, percepção de contexto, capacidade de análise e crítica, desenvolvimento criativo, fluência e habilidades para a realização de atividades em fotografia.

Resultados Esperados

Com esta atividade do PET, espera-se aumentar o número de atendimento de alunos em fotografia digital na Universidade, ampliar a atuação do Estúdio 128 e propor discussões, debates e análise crítica acerca de temas relevantes, e desse modo pôr em prática por meio da fotografia digital os comandos previstos nos incisos I, III, V e VIII todos do art. 2º da Portaria MEC nº 976/2010 e Portaria MEC nº 343/2013. Além disso, esta atividade corrobora com a normativa do PET constante no respectivo Manual de Orientações Básicas (Anexo 1), Capitulo 1 – Normas Gerais, item 1.1 – Concepção Filosófica, já que “estimula a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivências, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação”, e ainda, “permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes tornarem-se cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem”. Também encontra fundamento no item 1.2 “c” no que diz respeito ao “desenvolvimento do bolsista em tarefas e atividades que propiciem o APRENDER FAZENDO E REFLETINDO SOBRE”, também do Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação (Anexo 1). Por fim, estima-se que este projeto possa atender aos petianos que tenham interesse em fotografia digital e que os mesmos realizem exposições de suas fotografias dos temas escolhidos para discussões e debates, apoiando também as atividades “Exposição na SEPEX” e “Ciclo de palestras” já em andamento no PET.

Avaliação 

  • A avaliação desta atividade será realizada por meio do acompanhamento do desenvolvimento das habilidades em fotografia do petiano no curso;
  • Assiduidade e presença nos encontros;
  • Entrega dos desafios e colaboração online no Facebook do PET e no grupo do curso;
  • Montagem da exposição dos ensaios fotográficos do PET durante a SEPEX; e por fim,
  • Entrega de fotografias digital de saídas à campo ou das oficinas realizadas no campus com diferentes técnicas abordadas durante o curso. 

PET CONEXÕES – UFSC