Curso de Computação Gráfica

Descrição

A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral — em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas, desde a própria informática, ao produzir interfaces gráficas para software, sistemas operacionais e sites na Internet, quanto para produzir animações e jogos. A computação gráfica intervém em diversas áreas, tais como: Artes (para expressão artística utilizando os ambientes gráfico-computacionais como meio ou fim, tais como gravura digital, arte digital, web arte), Arquitetura e Design de Produto (desenvolvimento gráfico dos projetos de forma visual e com a aplicação dos cálculos matemáticos para os testes dos projetos quanto a resistência, a variação de luz e ambientes), Jogos (jogos são a maior aplicação da computação gráfica, e a grande motivação para seu desenvolvimento, resultando também no desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos para este tipo de trabalhos, como placas de vídeo e processadores mais poderosos), Cinema (para produção de efeitos especiais, retoques nas imagens do filme, e filmes de animação) Engenharias (simulação de todas as espécies de eventos físicos, químicos dos materiais envolvidos nos projetos em elaboração), Geoprocessamento (para geração de dados relacionados a cidades, regiões e países), Medicina (para análise de exames como tomografia, radiografia, e mais recentemente o ultra-som), Design visual (para o desenvolvimento de mídias visuais, desde a impressa (como propagandas em revistas e outdoors) quanto para o auxílio cinematográfico dos comerciais televisivos) dentre outras áreas.

 

Objetivos

– Conhecer a Computação Gráfica como ferramenta técnica multidisciplinar.

– Dominar os princípios de ilustrações e procedimento de cores e imagens.

– Dar noções básicas de Adobe Photoshop, Adobe Fireworks, Adobe InDesign, Adobe Illustrator e Corel Draw.

– Trabalhar com criação de grids e layouts nos diferentes softwares gráficos.

– Manipular objetos vetoriais (contorno, textura, mistura, perspectiva e extrusão) bem como objetos de bitmap (pixels e edições de imagem).

– Editar textos e imagens no software.

 

Resultados Esperados

Espera-se com este curso formar e capacitar os petianos em profissionais competentes e eficientemente preparados para atuar no mercado, aptos a prever, antecipar e intervir positivamente nas mudanças e oportunidades com o conhecimento de cada um dos principais softwares de criação computacionais atuais. Além de alfabetizar o petiano através da sintaxe visual, buscando o entendimento, a coordenação e utilização dos elementos visuais e das técnicas manipulativas de cada software, dará a eles a oportunidade de conhecimento e do domínio de computação gráfica. Tais resultados são identificados nos objetivos dispostos nos incisos II e III do art. 2º das Portarias MEC nº 976/2010 e nº343/2013. 

Avaliação

  • A avaliação desta atividade será realizada por meio do acompanhamento do desenvolvimento das habilidades sobre cada software do petiano nas oficinas;
  • Assiduidade e presença nos encontros;
  • Entrega dos trabalhos e tarefas; e
  • Montagem da exposição das atividades de computação gráfica em tela digital (ou projetor) durante a SEPEX.

PET CONEXÕES – UFSC