Curso de Apresentação Visual de Projetos Científicos e Acadêmicos

Descrição

A atividade de Apresentação Visual de Projetos Científicos e Acadêmicos é uma proposta que busca disseminar princípios, processos e ferramentas que preconizem a visualização de informações e o pensamento visual para promover a inovação no Processo de Desenvolvimento de Projetos (PDP). Neste sentido, criar relatos visuais desde a fase informacional do projeto ajuda a prototipar a informação, ou seja, ajuda a testar se as informações de projeto possuem nexo visualmente, pois ao agruparmos informações, nosso cérebro tende a procurar sentido. Funciona como uma espécie de experimentação conceitual das informações. Além disso, nossa tendência é responder visualmente quando somos estimulados de forma visual. Portanto, criar práticas e ferramentas visuais estimula a equipe a responder visualmente. Dessa forma, tende a se estabelecer um ambiente mais favorável ao engajamento, à participação e à inovação.

Objetivos

– Qualificar a formação dos estudantes da UFSC em geral, em métodos e técnicas de pesquisa, com ênfase em apresentação visual nas áreas de produção de textos científicos e de análise qualitativa e quantitativa de dados.

– Capacitar os estudantes em metodologia científica com o intuito de adquirir conhecimentos e habilidades de interesse para a elaboração do trabalho de conclusão de curso e de artigos científicos.

– Realizar atividades de pesquisa que são desenvolvidas pelos estudantes no âmbito do PET Conexões de Saberes.

– Proporcionar informações e treinamento no conhecimento e utilização dos recursos metodológicos e de gestão acadêmica que são disponibilizados pelo sistema nacional de ciência e tecnologia.

– Aproximar os petianos com a Pesquisa e Pós-graduação universitária e inseri-los num grupo de pesquisa CNPq da UFSC.

Resultados Esperados

As dinâmicas de mercado levam as organizações a repensarem suas estratégias, exigindo reações rápidas e mudanças de comportamento e de cultura. Desta forma, iniciativas claras e objetivas que propõem abordagens mais planejadas e ágeis para modelos de gestão têm recebido destaque e ampliado a capacidade de organizações concorrerem no âmbito mundial. A Gestão Visual apoiada na usabilidade e no Lean como forma de facilitar o desenvolvimento de projeto se mostra relevante pelo seu potencial de simplificar, flexibilizar e tornar visual e interativo o processo, uma vez que segundo Krippendorf (1989), as coisas devem ter forma para serem vistas, mas devem fazer sentido para serem entendidas e usadas. Esta atividade tem como foco mostrar como a gestão visual pode apresentar resultados quantitativos e qualitativos quando bem aplicada em modelos de visualização de projetos científicos e acadêmicos para os petianos em seus cursos de graduação e ampliar a atividade já em andamento “Elaboração de Projetos de Pesquisa” e “Capacitação em metodologia científica” descrita na tabela 1 deste documento. Nesse sentido, atende aos objetivos dispostos nos incisos I, II, III, V, VI e VII do art. 2º das Portarias MEC nº976/2010 e nº343/2013. (Legislação anexa).

Avaliação

• A avaliação desta ação se dará pela presença e assiduidade de cada petiano individualmente no curso;
  • Engajamento e interação dos petianos no curso e nos encontros;
  • Realização dos workshops, eventos criativos e atividades propostas nos encontros;
  • Entrega das atividades; e
  • Publicação de um artigo científico por aluno petiano em revista e/ou evento científico.

PET CONEXÕES – UFSC