O PET

O PET E SEUS OBJETIVOS

 

O PET surgiu em 1979 criado pela CAPES, cujo nome inicialmente era “Programa Especial de Treinamento”. No final do ano de 1999 este PET foi transferido para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, sob a responsabilidade do DEPEM (Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior), e no ano de 2004 transformou-se no Programa de Educação Tutorial, como é conhecido atualmente. 

O PET é regulado pela Lei nº 11.180/05, e pelas Portarias do MEC nº 3.385/05, nº 1.632/06 e nº 1.046/07, com inovações e aditivos trazidos pelas Portarias do MEC nº 976/10 e nº 343/13, sendo que questões pertinentes aos recursos destinados ao custeio do Programa e de seus integrantes são ainda reguladas pelas Resoluções nº 36 de 2013 e nº 42/2013, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, os quais, conjuntamente, compõem o fundamento jurídico para a legalidade do Programa, e por conseguinte, sua legitimidade como instrumento de fomento e apoio ao Ensino Superior Brasileiro.

Além disso, o Ministério da Educação elaborou um Manual de Orientações Básico que transcreve de maneira simplificada e didática as diretrizes do PET, extraídas de preceitos legais codificados, para inseri-las ao universo acadêmico e pedagógico, facilitando assim a execução do programa pelos professores tutores, bolsistas e organizadores, garantindo também, dessa forma, sua unificação nacional. Neste Manual estão descritas desde as razões motivadoras para concepção do programa, passando por seus objetivos gerais e específicos, indicação de sua estrutura e respectivas atribuições, até a indicação dos procedimentos para ingresso, planejamento, execução e avaliação do programa. Por fim, resumidamente, esclarece acerca dos recursos que são disponibilizados para o seu custeio. 

Tomado conhecimento acerca do Programa de Educação Tutorial, em sua conceituação básica, conclui-se que o objetivo principal desta ação é a constituição de um grupo de alunos vinculado a cursos de graduação para desenvolver ações de Ensino, Pesquisa e Extensão sob a orientação de um professor tutor, e que através do desenvolvimento de atividades extracurriculares, estarão complementando e/ou ampliando e aprofundando os conteúdos curriculares, dando ao aluno a oportunidade de vivenciar experiências além das formalmente programadas pelo seu curso em específico, e consequentemente atribuindo a este aluno uma formação ampliada e de melhor qualidade, tanto para inseri-lo no mercado profissional, como para o incentivá-lo e prepará-lo para estudos em Programas de Pós-graduação. 

Trazendo para a presente realidade, os grupos PET na Universidade Federal de Santa Catarina preveem a expansão dos grupos vinculados a áreas prioritárias e a políticas públicas de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais e regionais. As particularidades do PET Conexões de Saberes aqui propostas tem reflexo direto no plano de atividades, na atuação do tutor selecionado e nas articulações necessárias com os vários cursos de graduação dos bolsistas participantes (petianos), principalmente no que se refere aos projetos político-pedagógicos e de pesquisa.

Para este PET em questão, com base nessa contextualização, tentou-se realizar a análise das atividades do projeto para elaborar as propostas de Ensino, Pesquisa e Extensão, porém pouco se encontrou sobre as atividades já realizadas na página de rede social do mesmo. Assim, com base nestas pesquisas realizadas, objetiva-se com esta nova proposta de trabalho proporcionar novas atividades e dar continuidade as atividades relevantes que o PET já vem exercendo. Isto posto, será apresentada aqui a proposta de estrutura metodológica para o próximo triênio do PET Conexões de Saberes.

 

O PET CONEXÕES DE SABERES

 

Em sua trajetória o PET Conexões de Saberes tem realizado ações de cunho social e de apoio à Pesquisa e a Extensão universitária bem como a Iniciação Científica de alunos de graduação dos mais diversos cursos oferecidos na Instituição. É possível observar que este PET apresenta atividade amplamente baseada em discussões de cunho social e acadêmico, compreende valor na atividade do ensino de línguas em parceria com DLLE (Departamento de Línguas Estrangeiras) da Universidade Federal de Santa Catarina, organiza e participa de eventos e cursos de cunho acadêmico e científico e, por fim, propõe uma atividade de Cinema com objetivo de fomentar discussões e análise crítica sobre problemáticas político-sociais contemporâneas. Tais atividades demonstram que o PET Conexões de Saberes já é uma realidade consolidada dentro da UFSC com anos de atuação.


PET CONEXÕES – UFSC