Quem somos

O PET Conexões é composto por 12 integrantes – chamados de petianos – e um professor-tutor que é responsável por orientar os projetos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos pelo grupo. São realizadas reuniões semanais com o intuito de dar seguimento aos trabalhos que constam no planejamento anual de atividades que é elaborado coletivamente no início de cada ano. Desde sua criação até os dias de hoje, a composição do grupo variou diversas vezes, bem como o posto de professor-tutor, mas as temáticas trabalhadas pelo grupo comumente se relacionam com as histórias e afinidades de seus próprios integrantes, conectando vivências das comunidades às quais pertencem com os conhecimentos acadêmicos adquiridos ao longo da graduação. Atualmente, a sede do grupo é no térreo do Espaço Físico Integrado (EFI), em frente à secretaria do bloco.

Conheça os membros do nosso grupo!

Ana Oliveira

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, estagiária no Programa Pana da Cáritas Brasileira Regional de SC em Florianópolis, destinado ao acolhimento de imigrantes e refugiados venezuelanos. Tem interesse em diversos assuntos: Direitos Humanos, Educação, Migração, Saúde Mental, Infância e Juventude e Política Social. Beneficiária e defensora das políticas de ações afirmativas da UFSC, integra o PET Conexões de Saberes-Comunidades Populares Urbanas desde 2018.1.

Beatris Cristina Badia

Estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes – Comunidades Populares Urbanas da Universidade Federal de Santa Catarina, membro da equipe do Projeto de Extensão de Acompanhamento Terapêutico também da Universidade Federal de Santa Catarina e estagiária da Abordagem Social no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) atuando no Projeto Ateliê da Palavra e na elaboração do Projeto Técnico Político da Abordagem Social de Florianópolis.

Caíque Souza Ribeiro

Estudante do 9º semestre do curso de Medicina e faz parte do PET Conexões dos Saberes desde 2016.2. Vê no PET uma oportunidade de se conectar com pessoas de outros cursos, com visões e vivências diferentes, para construir um trabalho multidisciplinar. Participou do projeto Diretório de Direitos em Saúde, o qual consiste na elaboração de uma cartilha para a comunidade, trazendo informações sobre grupos que defendem os direitos dos usuários de saúde de forma gratuita para a população.

Caroline Dildey

Estudante do curso de Filosofia, com enfoque de estudo nas áreas de Ética, Política, Educação e Filosofia Antiga. É integrante do PET Conexões de Saberes desde outubro de 2016. Suas atividades no PET não possuem uma área específica, pois desde que integrou o grupo, colabora com diferentes projetos como o “Cine Conexões”, ciclo de palestras, o “Direito a ter direitos” e também com a participação na SEPEX.

Gabriel Henrique de Castro Ricardo

Estudante de Medicina da UFSC, tendo ingressado na Universidade em 2016 através do Programa de Ações Afirmativas. Ao longo de sua graduação, participou da gestão do CALIMED (Centro Acadêmico Livre de Medicina) e da DENEM, que é a executiva dos estudantes de medicina do Brasil, colaborando na realização de espaços sobre educação médica e saúde pública. É membro do PET Conexões desde 2016, tendo participado da organização do CineConexões, do Ciclo de Palestras, de oficinas sobre criação de projetos de pesquisa e de fotografia, bem como da tradicional participação do grupo na SEPEX.

Kauana Janaína Pires de Castro

Estudante cotista do curso de graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), beneficiária da Bolsa Estudantil da PRAE, integrante do PET Conexões de Saberes desde 2018.1 e estagiária da Prefeitura Municipal de Florianópolis, no Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (SEPREDI). Possui interesse pelas áreas temáticas Política Social e Família, Direitos Humanos e América Latina.
Luana Trevisan

Estudante cotista da 10ª fase do curso de Psicologia e integrante do PET Conexões de Saberes desde 2016. É estagiária do Serviço de Atendimento Psicológico à Comunidade (SAPSI) realizando atividades de Plantão de Urgência e Emergência, Psicodiagnóstico e Psicoterapia Breve com crianças, fazendo parte também do Projeto de Extensão de Psicoterapia Breve do mesmo Serviço.Participa, durante toda a graduação, de projetos, estágios e organização de eventos envolvendo a comunidade, o serviço de Assistência Social e Saúde Pública de Florianópolis.

Maísa Batista de Carvalho

Graduanda da 7ª fase do curso de Psicologia da UFSC e membro do PET desde janeiro de 2018. Nesse tempo, desenvolveu uma série de atividades, como colaborar na organização dos eventos idealizados pelo grupo e participar de um projeto que tem como objetivo construir uma cartilha a fim de divulgar para a comunidade organizações que atuam na garantia de direito à saúde da população. Ainda esse ano, está dando vida a um projeto que visa a entrada da população Trans na universidade. Nesse projeto, a UFSC será apresentada a pessoas Trans, as quais trouxeram isso como uma vontade e também para aquelxs que ainda não trouxeram possivelmente por nem pensar que é uma possibilidade.

Matheus Dias da Silva

Ranieri Paulo Bona

Estudante cotista da 4ª fase do curso de Design de produto da Universidade Federal  Santa Catarina. Ingressou em 2017 no grupo PET Conexões de saberes. Participou da organização de diversas atividades já realizadas pelo grupo como o CineConexões, Ciclo de palestras, oficina de estratégias em pesquisa bibliográfica, também esteve presente na organização de duas edições do grupo na SEPEX. Auxiliou no desenvolvimento do artigo que resgata o histórico do grupo PET conexões na ufsc. Já participou de diversos eventos como o Encontro nacional dos grupos PET’s realizado em Brasília no ano de 2017, em 2018 do encontro regional dos grupos PET’s em Curitiba, e também em dois eventos InterPET realizados UFSC.

Rodrigo William da Silva

Estudante da 9° fase do curso de Medicina e membro do PET Conexões de Saberes desde o inicio de 2017. Desenvolveu atividades diversificadas no PET até agora. Algumas de modo coletivo como a colaboração na seleção de novos(as) petianos(as), nas construções do CineConexões e na participação do PET na SEPEX, mais recentemente tendo se engajado na construção de um diretório de organizações e associações em forma de cartilha. As organizações elencadas nesse diretório devem prestar algum tipo serviço que tem como objetivo defender os direitos dos usuários dos serviços de saúde.