Curso de Capacitação em Marketing Digital Básico

Descrição

O tema “marketing digital” proposto aqui é um termo amplamente divulgado no mercado de trabalho, mas pouco articulado dentro da Universidade. A forma de pensar e agir das pessoas é orgânica e dinâmica. E o objetivo da comunicação é cada vez mais criar uma relação afetiva com as pessoas (LIPOVETSKY, 2007).  Além das demandas por novas formas de gestão econômica focadas na colaboração e cooperação, nas últimas décadas, as pessoas também passaram a consumir informação e se comunicar de diferentes formas. Neste sentido, a proliferação de tecnologias e plataformas digitais oferece um cenário fértil, e também desafiador, para interfaces e abordagens que promovam uma melhor experiência para o usuário.

A Interbrand (2013) destaca o impacto da era digital sobre os negócios e a ciência. Segundo a publicação, o crescimento da importância do digital e seus pontos de contato transformaram a forma como as pessoas se comportam e interagem com as empresas. Um indicativo disto é o expressivo crescimento das empresas “.com” e das marcas digitais, que além de explorar os canais digitais para expansão, também se alinha a essa nova forma de pensar e agir do consumidor da era digital. 

O Marketing Digital está presente no cotidiano da vida contemporânea e por ser multifacetado possui característica amplamente interdisciplinar. Por esta razão justifica-se esta ação aos petianos para que os mesmos possam saber gerenciar e nutrir suas atividades profissionais no âmbito das redes sociais e nos meios digitais alcançando cadar target, público e holdings. 

Objetivos

A presente proposta tem por objetivo elaborar e ofertar o Curso de capacitação em Marketing Digital Básico para alunos integrantes do PET Conexões de Saberes e de outros PETs que tenham interesse sobre o tema. Os objetivos deste curso serão:

– Capacitar o Petiano com noções básicas de Design de Interação.

– Explicar Marketing e Vendas em ambientes digitais online.

– Mensurar o Comportamento do Consumidor e a mudança no processo de compra.

– Explicar como ocorre o funil de vendas e como dialogar com o público certo. 

 

Resultados Esperados

Espera-se com esta ação promover o ensino de Marketing Digital dentro da universidade em diferentes cursos de graduação representados por cada petiano do Conexões de Saberes e capacitar a cada petiano com noções básicas de Design de Interação, Marketing e Vendas em Ambientes Digitais; Inbound e Outbound Marketing; E-commerce e suas vertentes, entender o Comportamento do Consumidor e demais mudanças no processo de compra; e por fim, a Social media e mídia paga. A presente atividade trará certamente benefícios incontáveis aos alunos, por sua inovação e influência no mercado profissional atual, o que corrobora com os objetivos previstos nos incisos I, II, III, IV, VI e VII do art. 2º das Portarias MEC nº976/2010 e nº343/2013. 

Avaliação

  • A avaliação desta ação será realizada por meio do acompanhamento do desenvolvimento das habilidades na realização das atividades de Marketing Digital sobre as mais diversas ferramentas disponíveis (exemplo: Google AdWords, Hotjar e ferramentas de ranckeamento digital);
  • Assiduidade e presença nos encontros;
  • Entrega dos trabalhos e tarefas no Moodle; e
  • Entrega do projeto final (pessoal) de cada petiano em Marketing Digital.

PET CONEXÕES – UFSC